Tudo sobre manta asfáltica

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Tudo sobre Manta Asfáltica

As diferenças entre as  Mantas Asfálticas

Após entendermos sobre a importância da impermeabilização da edificação surge outra dúvida, qual manta asfáltica utilizar? Pesquisar na internet irá mostrar vários tipos de mantas asfálticas e preços, os fabricantes também apresentam nos seus portfólios diversos tipos de nomes de mantas asfálticas. Ai surgem as dúvidas: Qual é a melhor para o meu tipo de obra? Comprando a manta asfáltica errada perderei a garantia?

O objetivo do post é mostrar que as mantas asfálticas não são todas iguais e que há  expectativa de vida útil diferentes entre elas. Após a leitura do post você terá subsídios para escolher a manta asfáltica que melhor atenderá a sua obra.

A norma NBR 9952 estabelece parâmetros de referência para o asfalto e estruturante, essa norma serve somente para os fabricantes que precisam classificar o tipo de manta asfáltica que irá vender no mercado e atender todos os requisitos de desempenho inseridos na norma.

O que é manta asfáltica?

Produto pré fabricado nas dimensões de 1 m de largura  x 10 m de comprimento, composta por asfalto modificado, estruturante e acabamento. O asfalto é o responsável pela impermeabilidade, o estruturante por resistência e alongamento e o acabamento para atender à necessidade da obra.

Tipos de asfaltos: a norma classifica os asfaltos das mantas asfálticas como tipo A, B e C. Sua escolha está diretamente ligado a durabilidade e longevidade da impermeabilização.

Asfalto tipo A, é o mais rico em polímeros, logo tem maior desempenho e vida útil, para projeto que buscam vida útil da manta asfáltica superior a 15 anos deve especificar manta asfáltica com o asfalto tipo A. Esse asfalto tem que passar no ensaio de flexibilidade a -10°C e a 0°C no ensaio de flexibilidade em envelhecimento acelerado da norma NBR 9952.

Os fabricantes tem no seu portfólio um asfalto especial que é superior à norma, ele passa no teste de flexibilidade a baixa temperatura a -20°C, porém ele tem o custo maior que o asfalto tipo A (-10°C).

Asfalto tipo B, tem o desempenho intermediário e por questão de preço é o mais utilizado nas obras, expectativa de vida útil +- 10 anos. Esse asfalto tem que passar no ensaio de flexibilidade a -5°C e a 5°C no ensaio de flexibilidade em envelhecimento acelerado da norma NBR 9952.

Asfalto tipo C, esse tipo de asfalto é utilizado nas mantas asfálticas mais baratas, as chamadas mantas asfálticas de “combate”, nos primeiros anos de vida útil todos os asfaltos tem os mesmos desempenho, porém o asfalto menos nobre irá envelhecer mais rápido. Expectativa de vida útil para esse tipo de asfalto é +- 7 anos. Esse tipo de asfalto tem que passar no ensaio de flexibilidade a 0°C e a 10°C no ensaio de flexibilidade em envelhecimento acelerado da norma NBR 9952.

Ensaio de envelhecimento acelerado por ação do tempo

O teste de envelhecimento é feito em laboratório. Simula-se o envelhecimento de 5 anos da manta asfáltica,da seguinte forma: selecionar cinco corpos de prova, com 50 mm de largura por 150 mm de comprimento, sendo a medida de 150 mm na direção longitudinal. As amostras são levadas à estufa, por um período de quatro semanas. Após o período de exposição, manter os corpos de prova, por no mínimo 2 h, em ambiente à temperatura de (23 ± 2)º C.

Retirar as amostras após o condicionamento e submetê-las ao ensaio. A variação entre as temperaturas de flexão da manta asfáltica virgem e da manta asfáltica envelhecida, para as quais não ocorreram fissuras, deve dar uma ideia do envelhecimento provocado na manta asfáltica pela ação da temperatura. A aparelhagem, preparação dos corpos de prova, procedimento de ensaio e expressão dos resultados constam na NBR 9952/2007.

Devemos considerar que o asfalto com maior desempenho é aquele que não fissura no teste de flexibilidade a menor temperatura, exemplo: o tipo A não pode fissurar a -10° C e o tipo C não pode fissurar a 0°C, temos uma diferença de 10°C entre as duas categorias.

Observações:

Existem variáveis em relação ao envelhecimento da manta asfáltica, a escolha do asfalto é uma delas, mas podemos aumentar a vida útil da impermeabilização, quando utilizamos maior espessura de asfalto, quando utilizamos isolante térmico na proteção mecânica para diminuir a variação térmica da proteção mecânica. A utilização do sistema dupla manta e aplicação da manta com asfalto quente também aumenta a durabilidade e longevidade da impermeabilização, pois com esses sistemas teremos mais asfaltos, além de diminuir o risco de vazamento.

Tipos de estruturantes e seus desempenhos

A norma estabelece resistência e alongamento para os estruturantes e os classificam como tipo l, ll , lll e lV:

Os estruturantes tipos l e ll: mesmo o estruturante tipo ll sendo mais resistente que o tipo l, ambos sempre terão papel de coadjuvante na impermeabilização. Eles são constituídos de polietileno ou fibra de vidro e devem ter alongamento mínimo de 2%.

O estruturante tipo lll: é constituído de não tecido poliéster e deve ter resistência mínima a tração de 400 N e alongamento mínimo de 30%. Esse tipo de estruturante é utilizado com o asfalto tipo A ou B e é o mais usado para a impermeabilização de laje sem restrição de tamanho, piscinas e reservatórios.

O estruturante tipo lV: também é constituído de não tecido poliéster, porém de maior gramatura e deve ter resistência mínima a tração de 550 N e alongamento mínimo de 35%. No geral esse tipo de estruturante é utilizado com o asfalto tipo A ou  asfalto especial (-20 °C), é o suprassumo da impermeabilização, é utilizado em áreas com grandes movimentações, aeroportos, estacionamentos, shoppings centers e projetos que buscam maior desempenho na impermeabilização.

Acabamento e sua funcionalidade

Existem vários tipos de acabamento de manta asfáltica para atender cada necessidade da obra, os mais comuns são polietileno em ambas fáceis (PP), polietileno/areia (PA), areia em ambas fáceis (AA), polietileno/alumínio (AL), polietileno/grânulos de ardósia e polietileno/geotêxtil.

Manta asfáltica com face de polietileno é para aplicação com a utilização de maçarico e com a face de areia é para aplicação com asfalto quente (caldeira, que hoje é conhecida como aquecedor de asfalto).

Os acabamentos polietileno/polietileno (PP) e areia/areia (AA) são para as áreas que necessitam fazer a proteção mecânica (contra piso), pois esses modelos de manta asfáltica não podem ficar expostos ao sol. Os demais acabamentos, polietileno/alumínio (AL), polietileno/grânulos de ardósia e polietileno/geotêxtil, são mantas asfálticas auto protegidas, ou seja, podem ficar expostas ao sol e são utilizadas em telhado ou laje de cobertura sem tráfego de pessoas e veicular.

Considerações finais

Agora sabemos sobre as características e desempenho das mantas asfálticas e em um processo de concorrência não podemos aceitar a descrição da manta asfáltica sem a sua classificação, deve constar o tipo de asfalto e estruturante para a concorrência ser justa, pois pode haver um preço mais barato, porém com uma classificação inferior.

 Existem no mercado mantas asfálticas classificada como tipo ll, porém com estruturante diferenciado (poliéster com alongamento +- 25%), os fabricantes falam que são mantas asfálticas intermediárias, esse modelo de manta asfáltica é mais cara que a tipo ll com estruturante de fibra de vidro, entretanto muito superior.

Os fabricantes não veem com bons olhos o pós obra, pois isso gera custo para as empresas, devemos ficar atentos a classificação da manta asfáltica para não perdermos a garantia. É necessário verificar o estruturante e o acabamento, ou seja, na dúvida não utilize estruturante inferior ao tipo lll e avalie qual finalidade da manta asfáltica para escolher o acabamento correto. Exemplo: Perda de garantia por escolha do acabamento errado: aplicar uma manta asfáltica sem ser auto protegida (aluminizada, ardosiada e geotêxtil) e deixá-la exposta ao sol.

Devemos pensar na nossa residência, nos projetos dos nossos clientes e no meio ambiente, pois cada serviço de impermeabilização precisa ser refeito de forma precoce, além de gerar transtorno e alto custo, também irá poluir o meio ambiente com os entulhos gerado na obra e em especial a manta asfáltica que deve ser descartada em aterro específico.

Não abordamos a aplicação da manta asfáltica, pois iremos fazer um post específico sobre o tema.

A manta asfáltica não é sempre a melhor opção de impermeabilização, portanto, o profissional qualificado deverá ser consultado.

A ENG PLUS Engenheira e Consultoria, coloca-se a inteira disposição para tirar dúvidas e temos uma equipe especializada para atender a necessidade da sua obra.

 

 

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