Laudos Técnicos – ART

Laudo de Reforma de Apartamento (NBR 16.280/2014)

A norma ABNT NBR 16.280/2014 determina que um profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto) desenvolva um plano de reforma para apresentar ao Sindico da edificação. O laudo de reforma deve indicar os possíveis impactos que a obra poderá trazer ao apartamento, vizinhança e o edifício. O laudo de reforma deve apresentar a viabilidade técnica de todas as alterações descritas no projeto de reforma, através de memorial descritivo, croqui (desenho) informando alteração de parede ou layout, relatório fotográfico e a emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Laudo AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros)

O AVCB ( Auto de vistoria do corpo de bombeiros) é um documento oficialmente emitido pelo corpo de bombeiros da Policia Militar. Sua função é certificar e garantir que a edificação passou por vistoria e que encontra em perfeita condições de segurança contra incêndio.

Laudo de conclusão de obra – (Habite-se)

O Habite-se (laudo de auto de conclusão de obra) tem o objetivo de atestar que a obra atende a legislação em vigor e que a obra foi executada conforme o projeto e que encontra-se segura para a ocupação dos futuros moradores.
Também tem a finalidade de legalizar obra já construída e sem projeto, nesse caso, faz-se primeiro o projeto e deve ser avaliado o que está em desacordo, onde em algum caso deve demolir parcialmente ou pagar multa para a prefeitura, uma vez ajustado e aprovado o projeto do que já foi executado, deve solicitar o habite-se (laudo de auto de conclusão de obra).

Laudo de infiltrações e manifestações patológicas na construção

Irá analisar todo o histórico da impermeabilização, identificar as possíveis causas dos vazamentos e as suas manifestações patológicas na estrutura, avaliar o grau de urgência para reparos, pois a estrutura poderá estar com fissuras, rachaduras ou com indício de colapso estrutural. É muito recorrente problemas de vazamentos, em lajes em geral, piscinas, reservatórios (caixa d’água) e áreas frias e muito das vezes o serviço está na garantia, porem o técnico da empresa executora, construtora e fabricante do produto nem sempre avaliam de forma imparcial, logo, os relatórios técnicos podem ser desfavorável ao proprietário do imóvel e o mesmo não tem terá argumentos técnicos para contrapor e apontar os problemas de forma técnica.

Laudo de Inspeção Predial

O objetivo do Laudo de Inspeção Predial é identificar as anomalias construtivas ou falhas de manutenção e analisar o risco oferecido aos usuários em geral. As manifestações patológicas determinam a urgência para os reparos. O laudo técnico irá diagnosticar a anomalias e terá um prognóstico para os reparos. O laudo de inspeção predial será registrado no CREA e acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Laudo de recebimento de obras

O objetivo do Laudo de Recebimento de Obra é apontar possíveis falhas construtivas e a não conformidades com os projetos, memoriais descritivos e contratos, para o recebimento do empreendimento por condomínios e administradoras.

Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança (extrajudicial)

O objetivo da Vistoria Cautelar de Vizinhança é fazer o levantamento de informações técnicas sobre as condições das construções localizadas na área de influência de um canteiro de obras. A vistoria Cautelar irá registrar as condições que se encontram as edificações vizinhas e seus estados de conservações e anomalias existentes. Essas informações visam também assegurar os direitos das partes envolvidas.

Laudo de Reforma de Apartamento (NBR 16.280/2014)

A norma ABNT NBR 16.280/2014 determina que um profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto) desenvolva um plano de reforma para apresentar ao Sindico da edificação. O laudo de reforma deve indicar os possíveis impactos que a obra poderá trazer ao apartamento, vizinhança e o edifício. O laudo de reforma deve apresentar a viabilidade técnica de todas as alterações descritas no projeto de reforma, através de memorial descritivo, croqui (desenho) informando alteração de parede ou layout, relatório fotográfico e a emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

O que é o laudo de Reforma de apartamento (NBR 16.280/2014)?

Laudo Técnico de Reforma é um documento elaborado em forma de relatório e memorial descritivo que detalha o que será realizado e como será. O profissional atesta que a reforma não afetará a integridade estrutural do imóvel, garantindo assim segurança ao morador e a seus vizinhos.

Para quais tipos de reformas precisarei do laudo de reforma e por quê?

1 – Troca de revestimento:
Os revestimentos são os pisos e azulejos do apartamento, para substituí-los é necessário um martelete ou marreta e talhadeira para removê-los, o que gera vibrações e pode causar danos à estrutura e ao vizinho. É necessário orientação de um profissional qualificado tanto pra remoção do revestimento antigo quanto para avaliação do peso do novo revestimento.

2 – Troca de portas e janelas:
Portas e janelas, em geral devem seguir as especificações e padrão do condomínio, internamente deve consultar o que ficou decido em assembleia referente à mudança e havendo mudança de especificação, deve avaliar o novo peso e o novo tamanho, pois poderá ser necessário cortar parede para encaixar a nova porta.

3 – Substituição da Impermeabilização:
Em geral, para impermeabilizar as áreas frias do apartamento e as áreas comuns do edifício é necessário remover o revestimento e em outros casos, remover a proteção mecânica (camada de argamassa ou concreto). O Engenheiro deve avaliar a
melhor forma de remoção para não gerar patologia nas obras vizinhas e deve avaliar o melhor sistema de impermeabilização para as áreas em questão e as suas devidas proteções mecânicas e revestimento sem comprometer a estabilidade e segurança estrutural.

4 – Instalações de gás;
Constantemente acompanhamos pela mídia acidentes relacionados a vazamento de gás domiciliar e o laudo de reforma estabelece regras e diretrizes para garantir o cumprimento das normas vigentes e a boa pratica de instalação.

5 – Instalações elétricas:
Cada família tem uma demanda de energia elétrica e havendo reforma os conduítes não podem ser embutidos em qualquer parede. Precisa de um profissional para analisar a projeto elétrico no geral e suas alterações.

6 – Automação no apartamento:
Está associado a projetos específicos que envolvem múltiplas disciplinas, como elétrica, eletrônica e software, entre outros. Tudo isso precisa estar integrado para gerar a comodidade e conforto ao proprietário, mas com o profissional validando a segurança de toda a reforma.

7 – Serviços de hidráulica:
Em geral, para reparar ou substituir a instalação hidráulica é necessário quebrar o local para ter acesso à tubulação e a NBR 16.280 exige a avaliação do profissional para execução do serviço. Ele também irá avaliar a instalação hidráulica geral, pois a nova instalação do apartamento deverá atender a pressão mínima e máxima em cada ponto.

8 – Instalação de ar condicionado:
O profissional deverá analisar a parte elétrica e estrutural do local de instalação do ar condicionado.

9 – Fechamento de varandas:
Primeiramente deve consultar sobre as normas do condomínio, o profissional irá analisar o projeto estrutural do edifício e considerar as novas cargas (peso) que serão acrescentadas, a reforma deve manter a estabilidade e segurança estrutural da varanda.

10 – Reformas que não precisam de laudos:
As reformas que não precisam de laudos de reforma são: pintura,
gesso (sem mexer na instalação elétrica) e manutenções sem alterar a
especificação original.

Conclusão
Em resumo, será necessário o laudo de reforma, quando precisar quebrar o piso e parede para reparar ou refazer instalações elétrica e hidráulica, qualquer tipo de reforma que possa afetar a estrutura, exemplo: remoção ou nova abertura de parede, construção de nova parede e troca de pisos. Não é necessário para pintura e trocas de interruptores e tomadas.

alguns trabalhos

Dúvidas? (11) 9.9995-4971